segunda-feira, 26 de abril de 2010

Tarefa 3 - Observação e Aplicação


HKM ENGENHARIA LTDA.
TEORIAS ORGANIZACIONAIS.




São muitas as teorias organizacionais existentes, a TO da HKM , é um misto de algumas delas.
Entre elas, estão as citadas abaixo, visto que agora estamos implantando o Sistema de Qualidade.

Teorias da Administração.

O que é teoria?
Segundo Maximiniano ,” teoria é uma representação abstrata do que se percebe como realidade, é um conjunto de afirmações ou regras feitas para enquadrar alguma parte do mundo real.”

Teoria da Administração: é a organização dos conhecimentos que foram adquiridos através da prática dentro das organizações.

Teoria Geral da Administração: Conjunto de todas as teorias.

Existem algumas teorias, citarei as mais conhecidas e seus criadores.

1 - Teoria da Administração Cientifica – Frederick Winslow Taylor – “A produtividade resulta da eficiência do trabalho e não da maximização do esforço”.(Maximiniano)

• Criou o sistema de pagamento chamado piece-rate system que consistia no pagamento por peça produzida ou, de acordo com o desempenho de cada um.
• Sistema de administração de tarefas (task management), que fazia com que a administração pudesse controlar as etapas de produção, e contava com o trabalho padronizado que era ponto importante para atingir a eficiência.
• Invenção do estudo dos tempos que permitiu uma definição real dos salários.
• Produtividade do trabalhador.
• Aprimoramento dos métodos de trabalho.
• Criação do departamento de planejamento para centralizar as atividades o trabalho intelectual.
• Cálculo de custos.

2 – Escola Clássica da Administração – Henry Fayol – “Administrar é planejar, organizar, executar, liderar e controlar.”

• Divisão da empresa em 6 funções: técnica, comercial, financeira, segurança, contabilidade e administração.
• Função de administração é a mais importante e se divide em planejamento, organização, comando, coordenação e controle.
• Hierarquia consolidada.


3 – Teoria da Administração por Objetivos – Peter Drucker


• Definição de objetivos.
• Prazo definido para a obtenção dos objetivos.
• Avaliação dos resultados – feedback aos membros da equipe.

4 – Teoria da Burocracia – Max Weber - “mesmo no caso de revolução ou ocupação por um inimigo, a maquina burocrática continua funcionando normalmente, da mesma forma como o fazia no governo legal anterior.”
• Características principais: formalidade, impessoalidade e profissionalismo.
• Aplicada principalmente a empresas e governo, sem se estender a todas as organizações.
• Disfunções: particularismo, satisfação de interesses pessoais, excesso de regras, mecanicismo, hierarquia, eficiência sem avaliação, inovação prejudicada, resistência a mudanças.

5 – Teoria da Administração da Qualidade .

• TQC – Total Quality Control
• Sistema da qualidade
• Importância do cliente
• Importância da mentalidade preventiva
• Envolvimento da alta administração
• Garantia da qualidade e auditoria
• Normas ISO 9000

6 – Modelo Japonês de Administração.

• Eliminação de desperdícios.
• Racionalização da força de trabalho.
• Sistema “Just-in-time”.
• Limitação de re-trabalho.
• Lei de Pareto.

7 – Teoria Comportamental da Administração

• Importância do processo decisório
• Importância da motivação, liderança, comunicação, equipes
• Técnicas comportamentais
• Produtividade aliada ao comportamento do individuo

Bibliografia:
Chiavenatto, Ildeberto. Administração – Teoria, Processo e Pratica – 4ª Edição – Editora Elsevier, 2007
Maximiniano, Augusto Cesar Amaru – Teoria Geral da Administração – Da revolução urbana à Revolução Digital – 6ª Edição – Editora Atlas, 2008

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