quarta-feira, 7 de abril de 2010

Fórum de Psicologia - Organização Inteligente




Nossa professora de Psicologia sugeriu o seguinte tema, apoiada na afirmação de Eduardo Soto:


"Para formar uma organização inteligente, é necessário contar com seres 'inteligentes'porque a mudança se inicia dentro e a partir de cada uma das pessoas que formam essa organização."


Então vamos a minha colocação junto com a bibliografia para consulta:


O profissional motivado produz mais e melhor e, esse é o grande ponto da gestão moderna.
Eduardo Soto trata muito bem do tema, quando se trata de comportamento organizacional, no que tange a inteligência emocional. Inclusive, seu livro: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: O IMPACTO DAS EMOÇÕES , merece ser lido, pois traz informações importantes.
Mas, afinal o que é inteligência emocional e como ela pode melhorar nosso desempenho profissional?
Segundo Gilberto Vitor, está ligada a habilidades tais como auto-motivação, resiliência, impulsos sob controle e também a canalização de emoções.
Outros estudiosos conseguiram dividir a inteligencia emocional em áreas especificas como: auto-conhecimento, controle, auto-motivação, reconhecer as emoções dos outros e facilidade em se relacionar.
Mas, se o indivíduo não consegue colocar em prática o que está na cabeça e na emoção, dificilmente fará com que seus conhecimentos sejam benéficos para si ou para a coletividade.
É necessário que haja um agente catalizador no processo, que possa distinguir os profissionais que podem desempenhar mais do que lhe é auferido.
Existem empresas, hoje em dia, que tem um departamento dedicado a descobrir as habilidades de seus funcionários e com isso fazer com que aflorem novas oportunidades para eles e para a empresa como um todo.
Acredito que um administrador dotado de inteligência emocional terá uma carreira gratificante e também trará muitos beneficios na empresa onde trabalhar.
Bibliografia:
http://www.din.uem.br/ia/emocional/#O que é Inteligência, visitado em 05/04/2010.
http://www.abrae.com.br/entrevistas/entr_gol.htm, visitado em 05/04/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário